segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Setembro amarelo

Nem outubro rosa, nem novembro azul... O assunto hoje é o SETEMBRO AMARELO.

SIM, o suicídio é um problema de saúde pública, sobretudo em nosso país - onde a cada hora, quatro pessoas atentam contra a própria vida, porém  (e graças a Deus!!!) apenas uma delas tem sucesso.
Essa epidemia suicida seria de fácil prevenção, se nossa atitude com relação ao tema fosse outra. Como por exemplo, incentivar diálogos mais abertos sobre a questão, principalmente com os jovens, que são os protogonistas mais frequentes do autocídio.
Comportamentos suicidas são facilmente identificáveis, como a autodepreciação, o isolamento e a depressão - muitas vezes tão profunda, que afasta a pessoas de suas atividades rotineiras, e dos entes queridos...

Só quem passou por uma depressão sabe o que é acordar cedo, olhar para o teto e não querer sair da cama.

Numa sociedade que supervaloriza a aparência, nem sempre aquele sorriso da "selfie" no facebook é verdadeiro. O mundo quer te ver perfeito, feliz, sempre sorrindo -  mesmo que seja um riso falso - o importante é aparentar.

Infelizmente, o anjo da melancolia, assim como o cupido, dispara suas flechas. Mas não por acaso... Ser atingido por essa angústia sufocante da depressão, dos pensamentos de desistência da vida, significa ser carregado com todo furor para o turbilhão de emoções confusas provocadas pelo estresse do dia-dia do trabalho, das relações sociais, cada vez mais vazias e pautadas por interesses escusos.

A coisificação do ser humano, só pode resultar em insatisfação pessoal, e pessoalmente para mim, não há novidade nenhuma nisso. É lamentável que cada vez mais as pessoas amem coisas e usem pessoas - é o reflexo do materialismo imediatista que se expande durante este novo milênio cheio de "oportunidades".

Mas a oportunidade que anda flertando comigo, todos os dias, é a de amar. 
Amar sem limites o outro é se doar como se não houvesses amanhã (eita... Renato Russo de novo...). Então se abra para o diálogo, e quando alguém quiser "desabafar" contigo, ouça, ajude, aconselhe. Sabe porquê? Porque um dia, pode ser você a precisar de um ombro amigo.



Valorize as coisas simples da vida, pois elas são o que há de melhor. Assim como assistir ao pôr-do-sol...
Mas o que seria do pôr-do-sol se não houvesse os seus espectadores para apreciá-lo???


Isso mostra o quanto você é essencial.


Boa noite ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário