segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A flor da Inglaterra - George Orwell

Resultado de imagem para a flor da inglaterra


Os devaneios da mente esquerdista - é isso que a primorosa obra "A flor da Inglaterra" do renomado autor britânico George Orwell retrata. 

Demorei um bom tempo para encontrar um exemplar desse livro no Brasil. Não é de se estranhar, já que a narrativa se passa na Inglaterra da década de 30 e nos mostra o florescimento das ideais socialistas entre os britânicos em uma época de declínio capitalista e escassez. Por esse motivo observei, a medida que avançava na leitura, que a mesma era o retrato nu e cru do vácuo existencial que permeia a existência de um esquerdista, no que tange a valores e ambições mais elevados. A mediocridade que assoma a vida destas pessoas, rouba-lhe qualquer significado mais profundo que a mesma possa ter.

Gordon Comstock, um aspirante a escritor, com uma carreira promissora na publicidade, decide jogar tudo para o alto - um emprego que lhe garante um ótimo salário, uma vida confortável e um futuro cheio de possibilidades - para exilar-se em uma realidade muito aquém de seu potencial e talento.
O escritor escolhe ser um funcionário assalariado de uma livraria de subúrbio, vivendo em uma pensão paupérrima, fadado a contar as moedinhas que recebe como ordenado, antes de gastá-las com suas necessidades básicas como - comida e cigarros.
O auto-exílio e uma vida sem prazeres o conduzem a ruína absoluta, já que o mesmo se afasta dos amigos como Ralveston - o editor rico de uma revista socialista que corrobora com as ideais de Gordon - e até da namorada Rosemary.
Sua opção por viver dessa maneira pauta-se em sua crença arraigada de que tudo na vida gira em torno do dinheiro e que a humanidade passou a ser escrava dele. Não desejando ser cativo do vil metal, ele foge dos bons empregos e da ascensão social como o diabo foge da cruz e a cada dia desce mais um passo rumo ao fundo do poço.
Contudo, uma grande transformação na vida de Gordon o arranca do marasmo, pois responsabilidades inescusáveis batem à sua porta. É quando podemos assistir à grande e surpreendente reviravolta dessa história.

A transformação da população desse país em uma massa crítica pensante, passa fundamentalmente pelo estudo e compreensão de obras-primas como essas, que nos conduzem ao entendimento do pensamento socialista e de como foi concebido e moldado. Recomendo essa leitura a todo aquele que se considera um conservador comprometido com evolução moral e intelectual. Boa leitura!!!

"A flor da Inglaterra"
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das letras
Páginas: 320

Avaliação: 5 estrelas


Resultado de imagem para cinco estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário