VHS - Verdadeiras Histórias de Sangue, de autoria de Cesar Bravo, é uma coletânea de contos de terror que guardam relação entre si.
As histórias narradas por Cesar se passam em cidades vizinhas (todas fictícias) situadas próximas a outra cidade fictícia maior - Três Rios - que ficaria no Noroeste paulista e teria sido colonizada por imigrantes italianos.
Ao longo da leitura, que é extremamente instigante, percebemos que o escritor construiu habilmente cada conto de maneira que as conexões ficassem claras ao leitor, sobretudo ao mais atento.
Ao todo são 20 crônicas de terror, e a medida que terminamos um capítulo, as páginas praticamente viram sozinhas para o próximo!
Alerta de spoiler!!!De todos os contos, os meus preferidos foram: "Bicho Papão" - que narra os últimos dias de vida de um maníaco chamado Ernesto.
Ernesto havia raptado e seviciado a filha de um policial (não somente ela) e após cometer tal atrocidade foi capturado pelos milicianos. Ao invés de ser entregue à justiça, foi mantido sob cárcere e tortura brutal, sendo submetido aos mais diversos tipos de violência, até que finalmente sucumbiu após dias nessa situação.
"O peso do enforcado" conta a história de um homicida, que mata um soldado e está no corredor da morte, prestes a ser enforcado (na época em que as penas capitais ainda existiam por essas terras), no entanto, o padre responsável por lhe ministrar o sacramento da extrema unção - de maneira teatral e habilidosa - o salva do enforcamento.
Outros dois contos não fizeram tanto sentido para mim: "Museu dos sonhos" parece terminar do nada... Ou seja, não tem um final em si e também não contém nada tão assustador.
"Os talheres de ossos do rei invertebrado" também tem um final um pouco confuso e não consegui entender o que os "talheres de ossos" tem a ver com a história.
De maneira geral a leitura foi uma experiência interessante e com certeza voltarei a ler obras de Cesar Bravo, já que esta foi uma excelente companhia nas minhas noites de puerpério (sim, li durante o pós parto, aproveitando os momentos de soninho e distrações da minha filha).
Ah, e o projeto gráfico é impecável como sempre!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário